Conheça os alimentos que podem agravar a incontinência urinária

Alimentação - Nutrição

A incontinência urinária pode ser um problema clínico recorrente na saúde de pessoas que já alcançaram a terceira idade. A perda da força muscular no assoalho pélvico, associada a alterações hormonais naturais nessa fase da vida, pode facilitar a saída involuntária de urina pelo canal uretral, causando os sintomas desconfortáveis da incontinência.

O consumo de alguns alimentos específicos pode aumentar a produção de volume hídrico, por apresentarem características diuréticas, podendo agravar os quadros de incontinência nesses indivíduos. Por esse motivo, o controle da alimentação pode ser considerado uma boa estratégia para minimizar os sintomas desse quadro clínico, especialmente em indivíduos mais velhos.

Nesse artigo você vai conhecer alguns alimentos diuréticos que podem agravar a incontinência urinária, para que possa retirá-los da sua dieta caso apresente sintomas relacionados com esse quadro clínico. Confira logo abaixo!

Álcool

As bebidas alcoólicas são um dos principais alimentos que devem ser evitados por indivíduos que apresentam sintomas da incontinência urinária. O álcool apresenta características diuréticas, aumentando a produção de urina em indivíduos que consumirem esses produtos em volumes moderados ou elevados.

Chá preto e café

O chá preto e o café são bebidas ricas em cafeína, um composto estimulante e acelerador do nosso metabolismo corporal. Uma das características da cafeína é sua capacidade de aumentar o trabalho metabólico de vários sistemas corporais, incluindo o urinário, estimulando a produção de um volume elevado de urina e estimulando sintomas da incontinência.

Refrigerantes

Refrigerantes ricos em cafeína, assim como o café e o chá preto, podem ser estimulantes importantes do sistema renal, aumentando a produção de urina e, consequentemente, os sintomas de incontinência. Associada ao grande volume hídrico desse produto, a cafeína pode causar um efeito muito maior nesses pacientes quando eles optam por consumir o refrigerante.

Chocolate

Não é somente o café, o chá e os refrigerantes que são alimentos ricos em cafeína e que podem agravar os sintomas da incontinência urinária quando consumidos em grande volume. O chocolate também é um vilão da incontinência urinária, já que eles também ajudam a estimular a produção de urina excessiva após fazer parte da dieta desses indivíduos.

Produtos picantes

Alimentos ricos em pimenta, curry ou outros condimentos picantes podem ser responsáveis por irritar a bexiga e causar os tradicionais sintomas da incontinência urinária, aumentando a produção de volume urinário desses pacientes.

Alimentos cítricos

Você sabia que as tão valorizadas frutas cítricas podem ser um grande problema para quem apresenta incontinência urinária? Alimentos como o limão, a laranja, o maracujá e os tomates podem irritar a mucosa da bexiga, estimulando a produção de urina em indivíduos suscetíveis.

Açúcar

O açúcar não é somente um vilão para a saúde e o bem-estar da maioria das pessoas, consideradas saudáveis ou não ele também pode influenciar bastante no desenvolvimento de sintomas tradicionais da incontinência urinária. Especialistas acreditam que, assim como os condimentos, o açúcar é capaz de irritar a mucosa da bexiga, aumentando a produção de urina e os sintomas da incontinência.

Esses alimentos, quando introduzidos em uma dieta equilibrada e que não valoriza o consumo desses produtos em excesso, podem não influenciar no aumento dos sintomas da incontinência urinária. Caso você tenha dúvidas sobre quais produtos pode introduzir na sua alimentação para evitar sintomas desse quadro clínico, consulte um nutricionista!

 

Você tem incontinência urinária? Quais desses produtos você já percebeu que aumentam a sua produção de urina? Deixe seu comentário!

Comentários