7 frases que podem ajudar na educação de seus filhos

Bem-estar - Maternidade

A educação dos filhos é um trabalho árduo, diário e parece praticamente sem fim! Mas deve ser também repleto de carinho, estímulo e incentivos positivos. O apoio dos pais é fundamental para o sucesso nos estudos, para a evolução e crescimento dos filhos em qualquer idade, em qualquer situação de vida. Uma pesquisa da Universidade de Duke mostrou que a construção de um vínculo forte com a mãe reduz os níveis de estresse e ansiedade das crianças e tem efeitos duradouros, tornando-as mais fortes para lidar com as pressões até na vida adulta.

Selecionamos 7 frases que podem te ajudar a fortalecer a relação com seus filhos e explicamos abaixo por que elas fazem a diferença na educação deles. Confira!

“Estou muito contente porque você se esforçou”

Na vitória ou na derrota, precisamos estimular os filhos a ter perseverança. Elogiar o esforço o ajuda a ter humildade nas situações positivas — ele não é mais inteligente, mais rápido, mais capaz que ninguém, é apenas alguém que escolheu se dedicar. E também o faz criar resiliências quando as coisas dão errado — mesmo tendo falhado, ele ainda se sente um motivo de alegria e deve seguir em frente.

“Parabéns, eu sabia que você conseguiria fazer sozinho”

Um dia nosso filho era apenas um bebê, mas ele vai crescer, e crescer significa ganhar cada vez mais independência. A autonomia pode ser desenvolvida desde cedo, ao se estimular pequenas conquistas como se vestir sozinho, calçar os sapatos ou ajudar nas tarefas domésticas.

“Quando precisar de mim, estarei aqui: é só chamar”

Os pais precisam ser um porto seguro para os filhos e dizer essa frase é uma forma de estabelecer a confiança em você. Assim, eles sentem segurança para tentar novos passos, descobrir novos caminhos, sempre sabendo que tem com quem contar nas horas difíceis.

“Veja como seu irmão/amigo ficou feliz com sua atitude”

Temos de estimular a cooperação e a solidariedade, sobretudo mostrando os efeitos que as ações positivas provocam nos outros. Ao ver o impacto de suas boas atitudes, a criança se sentirá capaz de mudar o mundo.

“Que bom que você se desculpou e tentou arrumar a situação”

Todos erram, ninguém é perfeito — nem mesmo seu filho amado. Uma boa mãe deve reconhecer o que o filho fez de errado, mas deve saber perdoá-lo sem que ele sinta que seu amor foi abalado.

“A cada dia você está se tornando uma pessoa melhor”

Cobrar, ensinar, dar o exemplo, corrigir: tudo isso é muito importante, mas perde o valor se você não for capaz de reconhecer que o objetivo final está sendo alcançado dia a dia. Perceba as boas atitudes de seu filho e dê destaque a elas. Isso fará bem para ele e mais ainda para você!

“Eu te amo!”

Essa é uma frase a ser repetida todos os dias, independente de brigas e distâncias. Sentir-se amado faz uma pessoa ter confiança em si, desenvolve o amor próprio, e faz com que seja capaz de amar os outros. Se for dita desde que a criança é pequena, tem o poder de criar um vínculo extremamente forte entre vocês.

A maneira como os pais se portam diante de seus filhos é decisiva na formação do caráter, da autoestima e da felicidade deles. A palavra exerce um grande poder na educação dos filhos — por isso, escolha bem suas frases!

E você, o que mais costuma dizer ao seu filho? Conte para nós aqui nos comentários!

Comentários